Palavra de origem grega, significa “aquilo que se pode aprender”, não sendo tão fácil dar uma definição exata do que ela pode ser, pois os dicionários dão várias idéias do é matemática. Porém podemos considerá-la como ciência que estuda quantidades e formas, podendo até acrescentar que a matemática pode se uma linguagem dessas. Nela existem vários ramos ou divisões e as principais são: a álgebra, a geometria, a aritmética estatística e medidas. A matemática desde a antiguidade era usada pelo homem para facilitar a vida e organizar a sociedade. Era usada pelos egípcios na construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Hoje em dia a matemática está presente em várias áreas da sociedade como: a arquitetura, medicina, física, química etc. Podemos dizer assim que em tudo que olhamos existe matemática.
Pitágoras:
Num triângulo retângulo, o quadrado da medida do comprimento da hipotenusa c é igual à soma dos quadrados das medidas do comprimento dos catetos a e b: C²=a²+ b².
O teorema de Pitágoras é provavelmente o mais célebre dos teoremas. Estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de um triângulo retângulo. Existem centenas de demonstrações para o Teorema de Pitágoras. Na verdade ele é o que possui mais demonstrações de todos os teoremas da matemática!
Fonte de pesquisa: http://portalmatematico.com/inicial.shtml

Nenhum comentário:
Postar um comentário